terça-feira

Homília sobre os Santos Anjos - Arquimandrita Pandeleimon(Farah)



Homília sobre os Santos Anjos

8 de Novembro de 2009 – Mosteiro da Dormição da Mãe de Deus – Hamatoura












POR ARQUIMANDRITA PANDELEIMON(FARAH) – ABADE DO MOSTEIRO DA DORMIÇÃO DA MÃE DE DEUS - HAMATOURA


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre e pelos os séculos dos séculos, amém.


Hoje, em nossa Igreja, celebramos os santos anjos e arcanjos. Na verdade, mesmo que não sejam vistos, eles estão presentes conosco e sempre ao nosso redor. Cada um de nós tem um anjo da guarda que o Senhor nos confiou desde o tempo em que estávamos no ventre de nossa mãe, antes mesmo de nos tornarmos uma pessoa completa de corpo e espírito, para vigiar-nos até chegarmos ao nosso derradeiro fim, glorificados, no Paraíso, junto ao Senhor Jesus. Naquele momento, os anjos vêm nos levar com eles e nos acompanhar ao nosso destino final, a caminho da santidade. Se percebermos que muitas coisas acontecem dentro da existência, como injustiça e abuso, e não existe ninguém para lhe dar apoio e lhe dar seus direitos, mas que isso não têm poder sobre você. Como resultado, você aceita o que deve aceitar, permanece em paz e não teme, como o Senhor ordenou àquele que ouvira falar da morte de sua filha. Ele lhe disse: Não temas. Mesmo estando à beira do abismo, não tema. Permaneça firme em sua fé. Apenas confie. Nesse ponto, os anjos a quem o Senhor confiou não podem atrasar ou negligenciar sua guarda. Eles são capazes porque têm graça e poder e nunca são derrotados. Resta a você não ter medo e não ficar ansioso. Essa ansiedade é a maneira pela qual o diabo assume o controle sobre nossas mentes e nossa vida. Ele não tem poder e não é capaz de fazer nada, exceto nos causar medo, e quando somos fracos, ele nos domina. Os anjos, em sua santa assistência, não nos deixam sentir a sua presença. Eles não causam medo, mas enchem seu coração e sua consciência com luz, paz e tranquilidade, e a ansiedade cessa. "Não deixe seu coração perturbado", diz o Senhor, "porque eu te dou a paz, não como o mundo". O mundo o cumprimenta com paz diante do seu rosto, mas pelas suas costas ele o traí. Os anjos não traem, porque não têm outra arma além da obediência à vontade de Deus. Deus os envia para servi-lo e, portanto, não tenha medo, porque eles não o abandonarão e têm o poder de cumprir a vontade de Deus. Cabe a você responder a eles e imitá-los em oração constante e incessante. Seu trabalho constante é orar, louvar a Deus, glorificá-Lo. Então você responde com eles em oração. Talvez as circunstâncias de uma pessoa a pressionem e não permitam que ela reze com calma, como fazemos hoje(No Mosteiro), com longas e abençoadas orações, levando o nosso próprio tempo. No entanto, quando alguém está viajando, ou está sob uma pressão específica e tem um motivo para ser perturbado, talvez não possa ficar por uma hora e rezar. No entanto, a cada momento, se ele se lembra de que está sob a proteção do Senhor, pode agradecer-Lhe e louvá-Lo, e assim reza mais do que aquele que permanece nas orações por uma hora, enquanto sua mente está longe da oração. Ele imita os poderes angélicos com oração constante. Sempre, como quando você está respirando, clame a Ele: “Senhor, tenha piedade de mim! Louvado seja o Teu nome, ó Senhor! Seja feita a Tua vontade. ” Palavras simples. Expressões fáceis, mas que perfuram o coração e trazem o Espírito Santo para dentro do nosso ser, e não nos permitem ficar longe do amor e do cuidado de Cristo.


Assim, devemos celebrar esses Santos Anjos que não são vistos, mas que estão presentes conosco em todos os momentos em que estamos em perigo ou dificuldade, nos ajudando e nos sustentando. Isso para não falar das muitas situações em que uma pessoa está nos limites de sua fraqueza, os médicos desistem dele e os amigos rezam pelo resto de sua alma, mas Deus lhe dá força e vida, porque seu anjo ainda não queria deixá-lo para morrer. Você sabe por quê? Porque ele não queria entregá-lo ou deixá-lo cair em pecado. Enquanto os santos anjos o segurarem, eles não o soltarão ou o falharão e o Maligno não terá poder sobre ele. É assim que o Senhor nos preserva em todas as circunstâncias de nossa vida, com essas luzes sagradas e intelectos penetrantes. Eles não têm corpo, mas nos alcançam, nos entendem e nos ajudam, e sabem como alcançar o propósito de Deus para a nossa salvação nesta vida.


Da mesma forma, quando encontramos uma pessoa boa, santa, justa, um servo amoroso, consideramos que ele é um anjo. Ele é uma pessoa, mas seu comportamento é benéfico para os outros e, portanto, consideramos que ele é um anjo, como o honorável Precursor, que viveu uma vida cheia de pureza e santidade, e que recebeu a honra de batizar o Cristo no rio Jordão. Sua vida era angelical. Da mesma forma, consideramos anjos os muitos pais e mártires que se distinguiram com esse rigor e pureza em sua consciência, vida e comportamento. Até o Senhor Jesus, quando quis descrever a vida humana no Reino, disse que nos tornaremos como os anjos, não se casando e não sendo dados em casamento, ou seja, não mantendo preocupações corporais, assim como os anjos. Com o que os anjos estão preocupados? Eles estão preocupados em louvar ao Senhor, cantando continuamente o Santo, Santo, Santo, Senhor de Sabaoth. E assim, amados, quando a oração se torna pesada para nós, devemos repetir parte desse canto, para que lembremos que os anjos estão no céu agora. Nossos anjos estão sempre na presença de Cristo, levando a Ele nossas esperanças e nossas orações, toda a nossa vida. Eles clamam a Ele: Santo, Santo, Santo, Senhor de Sabaoth. Então, por que não nos assemelhamos àqueles que intercedem por nós sem cessar, especialmente porque suas orações não cessam!


Nossa esperança nesta festa é que comecemos a cuidar de louvar ao Senhor ainda mais rigorosamente em nossa vida, em nossas palavras, em nossos pensamentos e em todo o nosso comportamento. No próximo domingo, pela graça do Senhor, começa o jejum da Natividade, durante o qual nos preparamos para receber a Encarnação de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Portanto, devemos estar atentos a isso e prosseguir com sinceridade e entusiasmo. A partir de hoje, nos preparamos para este jejum abençoado, aceitando-o com zelo e entusiasmo, para que possamos passar todos os dias desta vida como os anjos, afastados dos prazeres e em oração contínua, para que nossa mente e nosso ser se elevem para glorificar ao Senhor. Amém.


tradução: Hipodiácono Paísios

Nenhum comentário:

Postar um comentário