terça-feira

Homilia sobre os Santos e a Santidade - Arquimandrita Pandeleimon(Farah)




Homilia sobre os Santos e a Santidade
22 de junho de 2011 - Mosteiro da Dormição da Mãe de Deus – Hamatoura










POR ARQUIMANDRITA PANDELEIMON(FARAH) – ABADE DO MOSTEIRO DA DORMIÇÃO DA MÃE DE DEUS - HAMATOURA


Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos de séculos, amém.


Hoje comemoramos todos os santos, que estão espalhados por todo o mundo. Comemoramos todos aqueles que brilharam, a leste e oeste, norte e sul, bem como aqueles que se tornarão santos. A santidade não se limita ao tempo ou a um certo número de pessoas, mas se espalha como a luz que dispersa a escuridão. Dessa maneira, a Graça de Cristo se estende pela humanidade, e aqueles que a abordam possuem a santidade. Os santos não pertencem a um tempo perdido que já passou. Eles estão presentes agora, em nosso século, e também estarão presentes posteriormente a nós. Não há limite para a santidade, então comemoramos todos eles para sabermos que não somos limitados pelas festas dos santos que conhecemos e pelas datas de cujas festas conhecemos e, portanto, celebramos apenas em determinados momentos. Antes, comemoramos todos os santos como resultado de que prestamos glória a Deus, que nos deu a graça da santidade.


Esta é uma opinião que devemos adotar e um ensinamento que devemos seguir, sabendo que também somos chamados à santidade. Não recebemos essa Graça no Batismo ?! Portanto, devemos fazer com que ela dê frutos e seja autêntica, como o Apóstolo Paulo ensina sobre aqueles de quem ele se lembra na Epístola de hoje, como eles sofreram, nos pedindo para lutarmos pacientemente. É isso que nos é pedido: para sermos pacientes em nossa luta, sermos pacientes em nossos sofrimentos e nossas tentações. Quando tivermos paciência, seremos inevitavelmente vitoriosos, porque Deus, que providenciou para que empreendamos essa luta, está conosco, lutando conosco, nos santificando e ensinando a nós, para que possamos ser vitoriosos e Ele fique satisfeito com a nossa luta.


Desse modo, Ele considerou as lutas de Santo Antônio no deserto. Depois de esgotado pela luta, desgastado e ferido por muitos golpes do diabo, Antônio perguntou ao Senhor: "Onde estava? Eu Te invocava com frequência, e Tu não veio a mim?" Ele lhe disse: "Ó Antônio, Eu estava com você, regozijando-Me em sua luta e agora Lhe aparecerei para confirmar que você está em uma batalha justa e no verdadeiro caminho". Não peça milagres imediatamente. Deus está com você, então seja paciente em sua luta. Quando Ele vê sua paciência, Ele o ajudará ainda mais e lhe revelará a vitória.


Então, lutemos com paciência e sejamos persistentes. Qual é o sentido dessa vida em que vivemos, se não um treinamento para chegarmos à santidade? De que ela serve? [ela]Não tem utilidade se não leva à santidade e ao Reino. Este é o ‘vale da sombra da morte’, onde o homem labuta, chora e derrama muito suor, mas Deus coroará sua paciência com a vitória, a santidade e a vida do Reino.


Então lute, especialmente no começo de sua vida, porque assim você se acostumará a seguir esse caminho. Quando alguém se acostuma a perder a vida e se distancia do Senhor, é difícil para ele seguir esse caminho[de luta], assim como nos esportes. Se você treinou todos os dias, desde a juventude, na idade adulta e na idade avançada, persistirá, porque se acostumou a essa direção. Mas, se você vier a treinar após setenta anos de relaxamento e imobilidade, não se moverá. Então lute enquanto você é jovem para chegar à vitória, começando agora. Então você se acostumará a ser vitorioso e o mal não irá vencê-lo. Não seja descuidado e não permita que você se submeta às tentações que surgem em seu caminho, para que não se torne negligente e, na sua negligência, não seja vitorioso. Mas, na sua luta e na sua paciência ao sofrer, na dificuldade e na tentação pelas quais você passa, você será vitorioso e sua recompensa permanecerá em Cristo, e assim você se tornará santo.


Se você quiser saber mais, leia a vida dos bravos Santos que a Igreja anunciou, não para dizer "temos muitos santos", mas para dizer aos seus "esses são os modelos de orientação, devemos imitá-los e segui-los em seus passos. " Então, em sua familiaridade com os justos, você pode vir a Cristo, e em sua oração e leitura diária da Bíblia, você ficará em pé e estabelecerá limites em sua vida, para que não se desvie para o pecado. Dessa maneira, você se preservará através da disciplina e lutará com paciência e firmeza e, assim, receberá a grande recompensa de estar com Cristo no Reino.


Que todos os santos intercedam por nós, aqueles que comemoramos em todos os países e lugares. Observe que a Igreja não se limita aos santos locais. Ela busca a intercessão deles, mas ela comemora e se alegra em todos os santos e em todos os lugares, porque eles também carregam a Graça do Senhor e A possuem para nos santificar e nos iluminar. Assim, aprendendo com suas biografias e suas vidas, nós os imitamos e também somos cheios de suas Graças, bênçãos abundantes, somos santificados, fortalecidos e avançamos em nossa luta. Que eles nos abençoem nesta manhã abençoada e que façam com que a história de nossa vida imite a história e a santidade deles, para que também possamos receber a abençoada vitória do Senhor. Que Seu nome seja santo entre nós, amém.



tradução: Hipodiácono Paísios

Nenhum comentário:

Postar um comentário