sexta-feira

Homília sobre São Jacó de Hamatoura - Arquimandrita Pandeleimon(Farah)








Homília sobre São Jacó de Hamatoura

 

-Mosteiro da Dormição da Mãe de Deus – Hamatoura-



POR ARQUIMANDRITA PANDELEIMON(FARAH) – ABADE DO MOSTEIRO DA DORMIÇÃO DA MÃE DE DEUS - HAMATOURA


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos, amém.

Quis parabenizá-los por esta nobre festa, pois vocês vieram de lugares diferentes para passar a noite, apesar do frio, em oração, para se aquecerem em suas preces e serem santificados através deste grande santo, o Hieromártir Jacó de Hamatoura.

O que impressiona nas leituras que ouvimos do Evangelho e da Epístola de hoje é a parte que diz respeito à educação. Ouvimos que alguém que quer ser um filho autêntico, não um filho ilegítimo, deve suportar as correções de seu pai e ser obediente a fim de praticar, através desta obediência, o cumprimento de seu dever e realizar a sua filiação. Aquele que é corrigido por seu pai é um filho autêntico, mas aquele que não se deixa corrigir é um filho ilegítimo - isto é, inautêntico - e não tem os mesmos traços de seu pai. Aqui falamos de crença e fé, não beleza ou aparência, ou outros traços hereditários. Isto porque alguém que é corrigido pelo Senhor tem e possui os traços do Senhor e, assim, ele é capaz de viver dentro da sociedade, mas separado da sociedade. "Vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo", você deve ser diferente do mundo em sua mentalidade e comportamento. Um cristão não pode se assemelhar às pessoas do mundo. As pessoas lhe oferecem luxúria, oferecem-lhe caprichos, oferecem egoísmo e você não pode ser assim. Você é corrigido pelo Senhor para que seja diferente desta sociedade e para que você se levante para uma sociedade Santa e Celestial.

Se compararmos este texto que estamos ouvindo, com nossa vida em em uma sociedade cristã contemporânea, nos sentiremos envergonhados. Isso ocorre porque os cristãos em geral não agem de acordo com o Evangelho, não aderem a ele, não praticam e não aprendem com ele. Eles estão longe disso e, por essa razão, testemunho e santidade são raros e o nível do pensamento humano está em declínio, porque está perdendo a iluminação sagrada. Está perdendo a serventia da Graça porque a recebe e a torna inútil, e não a coloca em ação. Mas aquele que pratica os mandamentos do Senhor recebe a Graça de Deus e, praticando novamente, desenvolvendo essa graça, cooperando com ela, tornando-a efetiva em sua vida a fim de alcançar a santidade que o Senhor deseja para ele.

São Jacó, apesar das circunstâncias sociais que cercaram sua vida naqueles tempos, praticou o amor do Senhor até os limites máximos. É por isso que ele aceitou o sofrimento e a dificuldade com alegria e prazer, e não aceitou ser salvo pela sociedade que lhe ofereceu a falsa fé. Ele não aceitou o que reinava em sua sociedade. Em vez disso, ele aceitou ser desafiador, não por egoísmo ou orgulho, mas porque conhecia a Verdade. Quando enunciamos o verbo 'conhecia', significa que ele tinha experiência com Deus, porque a verdadeira fé é para que conheçamos Ele, o verdadeiro Deus, e o Seu Filho, que Ele enviou, Jesus Cristo. 'Ele O conhece', não sabe sobre Ele intelectualmente. O intelecto humano não é capaz de compreender o pensamento divino. No entanto, é capaz de conhecê-Lo, isto é, obter a experiência da vida prática através da oração, dos Santos Mistérios e da leitura das Escrituras Sagradas.

É assim que o santo viveu, inabalável, suportando sofrimento e dificuldades até a morte, e sendo difamado como vemos hoje em nossos dias. O pensamento é o mesmo porque sua fonte é o Maligno.


Um cristão não devolve o mal pelo mal, mas ele permanece firme em sua luta e rejeita o pecado todos os dias em sua casa, em seu trabalho, em seus negócios e em suas interações com as pessoas. Então ele é capaz de se tornar um mártir. Deus não permitiu que as perseguições fossem contínuas porque somos fracos e porque não nos preparamos todos os dias para morrer em prol do amor de Cristo. Nós persistimos em nossos pecados, distantes de Seu amor. Então, Ele tem misericórdia por nós, pois se o Maligno empreendesse perseguição contra nós, nenhum de nós permaneceria firme. Mas, se confiarmos em Sua misericórdia, Aquele que nos ajuda nos torna capazes e nos estende Sua graça, para que possamos continuar em nossa luta e nos tornarmos santos. Na abundância de Seu amor - de fato, no excesso de Seu amor - Ele não aceita que pereçamos. Em vez disso, Ele quer que sejamos salvos e santificados. Ele espera por nós. Quando nos aproximamos d'Ele um pouco, Ele corre para nos encontrar e nos abraçar, e nos tornar firmes em nossa luta santa.

Seja firme e aprenda com a Bíblia Sagrada, sua moral e seus ensinamentos, para que em sua vida diária você seja verdadeiramente testemunha d'Ele, para que no final de sua vida você seja digno da Santa Coroa do martírio, para que você alcance o Reino dos Céus, alegre e com os santos que celebramos todos os dias, a quem cantamos hinos para que sejamos encorajados a imitá-los e sermos santificados como eles.

Que São Jacó de Hamatoura interceda por todos nós. Que ele facilite nosso caminho em todo bom trabalho que agrada a Deus. Sejamos corrigidos por Ele e andemos de um modo que Lhe agrade, desprezando toda concupiscência e todo desejo que o mundo nos oferece, para que possamos despir, como o Senhor disse, este mundo, sendo elevado ao Seu amor. Amém.



tradução: Hipodiacono Paísios

Nenhum comentário:

Postar um comentário