terça-feira

A Tríplice Tarefa do Profeta Samuel - Metropolita Hierotheos de Nafpaktos





Por Metropolita Hierotheos de Nafpaktos 

 O Profeta Samuel foi escolhido por Deus para se tornar profeta e juiz do povo israelita com uma missão particular. Foi um período particularmente difícil e conturbado. Os filisteus representavam uma ameaça fundamental aos israelitas. De fato, durante a vida de Samuel, a luta contra os filisteus começou e as primeiras vitórias foram conquistadas, que foram, naturalmente, concluídas no reinado de Davi. O que precisa ser enfatizado mais uma vez é que o Profeta Samuel viveu e trabalhou em uma era muito difícil. 
 Os juízes eram homens enviados por Deus em momentos difíceis para salvar o povo de Israel de vários inimigos perigosos. Seu período durou cerca de 400 anos, desde a morte de Josué, até que Saul foi nomeado rei. Juízes não foram escolhidos pelo povo, mas diretamente por Deus. Sua principal tarefa era governar e dirigir o povo. Eles tinham o direito e o poder de julgar, mas não tinham o poder de fazer leis ou impor impostos. No entanto, eles tinham o direito de resolver as diferenças que surgiam entre as pessoas. O número total daqueles que foram chamados de Juízes chegou a quinze, e um deles era até uma mulher, Deborah. O último dos juízes foi Samuel. 

Ensinando e aconselhando as pessoas 

 O Profeta Samuel, que estava completamente integrado à tradição dos Profetas, antes de tudo pregava o arrependimento. Isso demonstra a autenticidade de seu trabalho profético, porque sem arrependimento ninguém pode retornar a Deus. Por essa razão, todos os Profetas pregam o arrependimento. A pregação do arrependimento prova a autenticidade do Profeta. 

 O que exatamente Samuel disse ao povo naquele tempo? "Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.”(1 Samuel 7:3). Este extrato mostra todas as características do pecado, mas também do verdadeiro arrependimento. 

 Curando as pessoas 

 Samuel não apenas ensina as pessoas, mas também as ajuda pessoalmente. Ele ora a Deus e cura o povo dessa maneira. O verdadeiro líder não se limita a identificar certos problemas, mas assume o ministério terapêutico. Curar dessa maneira implica um grande sacrifício pessoal. O modelo deste ministério é Cristo, que não se contentou com o ensino, mas procedeu ao sacrifício. 
 Samuel promete que ele vai orar: "Eu vou orar ao Senhor por você" (1Sm 7: 5). Essa promessa mostra a maneira pela qual ele vai curá-los, e também a esperança que se espalha entre os israelitas. De fato, nada nos dá mais esperança do que saber que as pessoas estão orando por nós. 

 Julgando o povo 

 Com seu trabalho terapêutico, Samuel também entendeu a tarefa de julgar. Ele sentou-se em julgamento e julgou o povo. Como juiz, ele resolveu as disputas que surgiram entre eles. Esta foi uma tarefa que ele realizou durante toda a sua vida, assim como todos os juízes. Nós lemos: "E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida" (1 Sm. 7:15). Orientar e curar as pessoas está conectado com a solução de suas diferenças judiciais. 
 Aqueles que são inspirados, os pais espirituais deificados e discernidos, podem identificar problemas e resolver todas as disputas que existem entre as pessoas. Eles podem distinguir entre a vontade de Deus da vontade do homem, e, especialmente, da vontade dos demônios, que agem através das paixões humanas. Por essa razão, devemos recorrer a eles para resolver nossas diferenças. Eles dão soluções corretas e salvadoras, que colocam o coração em repouso. Isso explica por que, ainda hoje, muitas pessoas recorrem a esses homens abençoados para resolver problemas. Eles não apenas se destacam do nosso problema, mas são iluminados por Deus e oferecem ajuda efetiva. 

Conclusão 

 Esta foi a tripla tarefa de Samuel: ele ensinou, curou através de sua oração e julgou o povo. Nestas três atividades, fica claro que ele é um profeta, sacerdote e juiz. Todo cristão também possui essas três características através do Batismo e da vida eclesiástica como um todo. Nós devemos colocá-los em bom uso. Devemos reavivar o dom da graça que recebemos, para que possamos ajudar aqueles que temos sob nossa autoridade, sejam eles líderes nacionais, pais ou pastores do povo. 
 Esses dons da graça, essa tripla tarefa, são exercidos principalmente pelos pastores do povo de Deus, que são o clero e particularmente os bispos. É claro que, se quiserem realizar essa tarefa corretamente, devem ativar o dom que receberam e participar da santidade de Deus, em Sua energia deificante. Não devemos considerar o clero simplesmente como funcionários da Igreja, mas como pastores. Nem devemos considerá-los como funcionários públicos dentro da máquina do Estado, mas como líderes que guiam os leigos para a salvação. O clero, no entanto, deve perceber isso por si mesmo. Samuel é assim um exemplo de um verdadeiro pastor 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário