quinta-feira

O Aborto como uma forma de Genocídio - Arquimandrita Efrem de Vatopedi


 



Por Arquimandrita Efrem de Vatopedi

Vivemos em uma época em que as pessoas estão se tornando cada vez mais vingativas. Sua moral está se deteriorando e suas mentes estão obscurecidas. O absurdo que as pessoas estão experimentando hoje é óbvio e inegável. Estamos vivendo em uma época profetizada por Antônio, o Grande, quando as pessoas que são loucas parecem ser racionais e aqueles que são racionais são considerados loucos. Pode-se alegar que em tempos antigos também havia pecaminosidade desenfreada, mas devemos notar que nunca houve essa legitimação ofensiva e aceitação social generalizada do pecado. Em nossa época, o aborto, o adultério e o homossexualismo foram legalizados, embora isso fosse inconcebível até meados do século XX. É uma causa de espanto, senão outra coisa, que hoje o pecado seja projetado não apenas como legítimo, mas como um modo de vida ideal.

 

Hoje a família vive uma grande crise em todo o mundo. O eterno inimigo da humanidade sabe muito bem que se atingir o cerne da sociedade, que é a família, ele alcançará seu objetivo. Ele criou condições para que os jovens evitem ou adiem o casamento e, naturalmente, sem pensar no que deveria ser desnecessário dizer - castidade e uma vida em Cristo. Eles não casam (mais) na Igreja, que é o único casamento válido e abençoado aos olhos de Deus. Eles realizam um casamento civil ou aquele moderno e demoníaco acordo para viverem juntos, pelo qual até homossexuais podem se casar.

 

E mesmo nas famílias existentes, ele criou tentações súbitas, de modo que o divórcio se apresenta facilmente como a solução ideal! As estatísticas das dioceses da Igreja da Grécia indicam que em qualquer ano há mais divórcios do que casamentos. [NdoT: o número  de casamentos realizados pela Igreja Ortodoxa no Brasil também caiu drasticamente, assim como os de outras denominações cristãs)

 

Então, quando as pessoas de hoje enfrentam uma gravidez indesejada, elas pensam que um aborto é perfeitamente natural. Foi aceito sob o termo "interrupção artificial da gravidez". Como se fosse tão fácil, como apertar um botão e desligar a eletricidade. As pessoas que fazem aborto não têm a sensação de que estão cometendo um crime, um grande pecado, que é o assassinato. Desde o momento da concepção, isto é, quando o óvulo é fecundado, temos um embrião que também é uma pessoa, uma entidade psicossomática que cresce nove meses no ventre da mãe até ver a luz da vida ao nascer. Em nenhum momento do progresso do embrião no ventre de sua mãe, mesmo nas primeiras doze semanas, podemos cortar sua vida. Se o fizermos, é assassinato.

 

Não é apenas a mãe a responsável pelo aborto / assassinato; se o pai consentir com essa ação violenta e ultrajante, ele também assume a responsabilidade. Ambos matam seus filhos não nascidos. Só porque eles não permitem que nasçam, não significa que não sejam filhos deles. E qualquer médico que faz um aborto também tem uma grande responsabilidade. Esses médicos não devem olhar para sua profissão - que não é tanto uma profissão, mas mais uma vocação - do ponto de vista financeiro, mas também devem vê-la em termos morais e espirituais. Conhecemos muitos ginecologistas e cirurgiões que nunca realizaram um aborto. Eles podem invocar razões pessoais de consciência e evitar a operação. Na verdade, em vários casos, após uma discussão educada e afetuosa que tiveram com a pessoa que estava prestes a fazer um aborto, eles conseguiram cancelar a operação e persuadiram a mãe a aceitar a gravidez.

 

Este pecado de aborto / assassinato é um peso na consciência da mãe para o resto de sua vida. Quando ouço a confissão de muitas mulheres que caíram neste pecado, eu vejo a culpa, o arrependimento, mesmo que elas tenham se confessado. E muitas vezes, uma mulher não para em um aborto, às vezes chega a dois dígitos. É necessário um profundo arrependimento, esforço e obras de arrependimento para eliminar as consequências desse pecado. Claro, com a confissão, o pecado é perdoado, mas as consequências persistem. Você tem que colocar a dor correspondente, por meio do arrependimento, pela observância cuidadosa dos mandamentos de Deus, se sua alma vai recuperar sua paz e sua serenidade. Deus é misericordioso e sempre aceita nosso arrependimento, mas ainda há a lei espiritual que precisa ser satisfeita após o cometimento de qualquer pecado. Por mais prazer que tenhamos ao cometer o pecado, precisamos sentir a mesma dor por meio de nosso arrependimento. E por que devemos chegar ao ponto em que temos de nos arrepender e nos preocupar em restaurar nosso relacionamento pacífico com Deus e nossa consciência? Não seria melhor não cometer o pecado em primeiro lugar? É por isso que precisamos de informações e esclarecimentos sobre o terrível pecado do aborto.


Compreendemos as tentações e desafios de nossos dias, que oferecem prazer carnal às pessoas com muita facilidade. Relacionamentos pré-matrimoniais e extraconjugais são considerados normais, mas, na verdade, não são naturais. Desta forma, as condições adequadas e o próprio mistério do casamento são espezinhados. A castidade antes do casamento e a fidelidade e moderação madura dentro dele não são o resultado da aplicação de algum tipo de mandamento moralista de Deus, mas têm uma dimensão ontológica. ‘Por causa disso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, e eles serão uma só carne’ (Gênesis 2:24). Quando um casal desfruta de relações conjugais dentro do casamento, eles são um, eles experimentam a verdadeira unidade e amor, abençoado por Deus. Todo relacionamento pré-marital ou extraconjugal, entretanto, divide a personalidade. E o fruto natural dessas relações pecaminosas são gravidezes indesejadas, que, é claro, levam ao aborto.

 

Ao mesmo tempo, a crise econômica, que começa a assumir proporções globais, é outro motivo que leva os casais ao aborto. As dificuldades financeiras enfrentadas pela família parecem ser um fator inibidor para a criação de outro filho, por isso recorrem ao aborto. Um grande erro! As pessoas não são os únicos criadores no nascimento dos filhos, mas trabalham junto com Deus, o Criador. Deus sabe e tem o poder de cuidar de Suas criaturas muito melhor do que nós. Veja como o próprio Cristo gentilmente zomba de nós, de certa forma, por não confiarmos em Sua providência: 'Não se vendem dois pardais por um centavo? E nenhum deles vai cair no chão a menos que seu Pai saiba. Até os cabelos de sua cabeça estão todos contados. Não tenha medo, então; você vale mais do que muitos pardais '(Mt 10: 29-31). Se Ele cuida dos pardais, não vai se importar com as pessoas, que foram feitas à Sua imagem? Hoje perdemos nossa fé, não tanto fé no Deus Triúno, isto é, fé dogmática, mas fé na providência de Deus, nossa confiança em Deus. Temos que nos tornar mais seguros nessa fé e temos que pedir isso a Deus. Quando os apóstolos pediram a Cristo para aumentar sua fé (Lc 17: 5), era essa fé que eles se referiam.

 

Todos os anos, em todo o mundo, ocorrem cerca de 50 milhões de abortos. É como se matássemos toda a população da França. A Grécia, infelizmente, ocupa o primeiro lugar na Europa, com mais de 300.000 abortos a cada ano, com 22% das mulheres gregas tendo pelo menos um. Na Rússia, nos últimos anos, o número de abortos ultrapassou 1 milhão por ano, com um recorde mundial em 1990 de 4.103.400. E, claro, na realidade esses números e porcentagens são muito maiores, porque muitas mulheres não vão a hospitais públicos para fazer um aborto, sabendo que com certeza serão registradas, mas preferem clínicas privadas, onde os registros não são necessariamente mantidos. Esses números não incluem os 'abortos de proveta', que também são muito altos e surgem de procedimentos de fertilização in vitro, quando há muito mais óvulos fertilizados do que aqueles que serão implantados ou usados; abortos para "experimentos genéticos" que são realizados para uma variedade de propósitos; e abortos de gêmeos ou trigêmeos para que nasça um único filho.

 

Muita gente afirma que o problema demográfico que a Grécia em particular enfrenta, como também a Rússia, será o maior problema da próxima década, pois as mortes já são mais numerosas do que os nascimentos. O principal problema não é a baixa taxa de natalidade (embora isso, é claro, exista), mas mais o fato de que o aborto é uma nova forma de genocídio. Já existem mais abortos do que nascimentos na Grécia - quase três vezes mais!

 

Não posso aceitar que o crime revoltante do aborto esteja acontecendo de tal forma nos países Ortodoxos. Este é um fenômeno que deveria nos fazer pensar, deveria nos chocar profundamente, eu diria, e deveria soar o alarme. É totalmente inaceitável para os povos Ortodoxos perpetrar crimes como este. Isso demonstra que não vivemos como cristãos Ortodoxos, mas apenas registrados como tal em nossas carteiras de identidade. Nosso modo de vida não é cristão. Acho que a Igreja Ortodoxa deveria ser mais ativa em relação a esse assunto, da mesma forma que os católicos romanos. Precisamos cooperar com o Estado, mas aí o próprio Estado legalizou o aborto, então existe conflito de interesses aí. Todo o clero e leigos precisam se mobilizar em uma campanha contra o aborto, um esforço que fluiria do verdadeiro conhecimento e amor pelo próximo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário