quinta-feira

A Construção do Coração pela Graça do Arrependimento - "O Homem Oculto do Coração" - Capítulo VII



Imagem destacada do Post.





"O HOMEM OCULTO DO CORAÇÃO"

CAPÍTULO SETE 

A CONSTRUÇÃO DO CORAÇÃO PELA GRAÇA DO ARREPENDIMENTO  


  
O amor verdadeiro procede da Verdadeira Fé, caso contrário torna-se um amor artificial e corrupto, movido pela paixão do amor próprio e da vanglória. 
  
O EVANGELHO DE CRISTO COMEÇA com as palavras: 'Arrependei-vos porque o reino dos céus está próximo' (Mt 4:17). Essas palavras retomam o diálogo entre Deus e o homem, que foi cortado no Paraíso pela desobediência de nossos antepassados.[1] Mas essas palavras são agora proclamadas com uma nova criação em vista, uma nova geração, cuja Cabeça é Cristo, o próprio Criador. Segue-se que o arrependimento é o começo de nossa luta contra o pecado, para que o propósito original de Deus para o homem, criando-o à Sua imagem e segundo Sua semelhança, possa finalmente ser cumprido. 
  
Chega um momento na vida do homem em que ele sente que todas as obras que empreendeu trazem a semente da corrupção e são incapazes de permanecer diante do olhar do Eterno Juiz. Tal percepção leva ao que o Pe Sofrônio chamou de 'desespero abençoado', o que, por sua vez, leva ao arrependimento. Essa é a mesma "tristeza divina [que] produz arrependimento que leva à salvação" sobre a qual o apóstolo falou (2 Coríntios 7:10). 
  
Dizem sobre vida de Santo Ambrósio de Optina que, pouco antes de sua morte, perguntaram-lhe que regra de oração ele mantinha, e o santo respondeu: 'Não existe regra melhor do que a regra de arrependimento que o publicano nos ensina: '' Deus seja misericordioso comigo, um pecador. '' 'Muitas vezes acontecia que, antes de sua morte, grandes santos como São Sisoes, o Grande, pediam a Deus que prolongasse sua vida para que pudessem ter mais tempo para o arrependimento. Isso mostra que o arrependimento não é apenas necessário desde o início, mas também no meio e no final da vida espiritual de alguém. 
  
O primeiro passo do homem em direção ao arrependimento é romper seus laços com o mundo exterior, a fim de penetrar em seu ‘coração profundo’. O segundo passo é encontrar o coração profundo, para que ele possa ser curado pela graça de Deus, e encontrar a unidade dentro de si e do mundo inteiro. 
  
A vida cristã começa com a fé em Cristo e o arrependimento, que são estabelecidos pela Igreja como condições para o batismo. De acordo com os ensinamentos dos Pais, o nascimento natural do homem através de seus pais é seguido por um segundo nascimento, que é espiritual e realizado pelo Sacramento do Batismo. Mas há também um terceiro nascimento, realizado por lágrimas de arrependimento.[2] 
  
A vida cristã não é estática: ela cresce e é dinâmica. O crente deve manter o espírito de arrependimento mesmo após o batismo, a fim de fazer bom uso da graça que recebeu. Ele faz isso guardando os mandamentos de Deus. De acordo com São Marcos, o asceta, o Senhor está oculto dentro de Seus mandamentos.[3]Portanto, ao guardar os mandamentos, o crente agrada a seu Deus e Pai; ele mostra que ele é um filho regenerado de Deus. Ele cumpre Sua vontade e permanece na casa de seu Pai. 
  
Segundo o profeta Isaías, existem dois níveis de vida e pensamento: divino e humano. Eles estão tão distantes um do outro como o céu está da terra (Isaías 55: 9). Pela graça do arrependimento, o homem se mantém no nível divino - na visão inspirada pelos mandamentos divinos. Assim ele é preservado e cresce como filho de Deus. 
  
O arrependimento é um presente abrangente, porque contém todas as virtudes. O Santo Abba Ammonas compara o arrependimento de um monge a um círculo ardente que o envolve e o protege do pecado. O arrependimento o mantém nos pensamentos certos e concede a ele uma visão correta, porque o liberta da maneira humana de pensar, que é abominação aos olhos de Deus, e o orienta para o céu. O profundo arrependimento pode ser motivado pela consciência dos pecados de alguém ou pelo sentimento de que não podemos viver de acordo com a grandeza do chamado de Deus. Exemplos característicos de ambos os casos podem ser vistos nos principais apóstolos, Pedro e Paulo. Lembrando de seus pecados, eles se arrependeram; todavia, a graça de seu arrependimento revelou a eles o plano pré-eterno de Deus para o homem, e isso os levou à plenitude do arrependimento. Em outras palavras, eles começaram com arrependimento pessoal, e isso lhes abriu a visão do propósito pré-eterno de Deus para o homem. 
  
Desde o início, o arrependimento é acompanhado por um grande consolo. Como cumprimento de um mandamento, ele traz uma recompensa de Deus. Arrependimento é abstenção das obras mortas do pecado e apego ao Deus vivo. É inspirado pela fé, que acelera e leva a uma abundância de vida (cf. João 10:10). Supera a alienação do homem e o une novamente a Deus, seu arquétipo. 
  
Assim, o arrependimento em espírito de fé e humildade dá ao crente a esperança de que ele não morra em seus pecados. Quem realmente se arrepende não pode sofrer de desespero mórbido, porque está consolado. Ele só pode se desesperar de sua pobreza espiritual e vive a graça desse desespero sozinho com o Deus Único. Por outro lado, quem está mal-humorado na companhia de seus companheiros mostra que ele não está vivendo seu desespero sozinho diante de Deus. Ele sobrecarrega seus irmãos, quando lhes é ordenado que lhes agrade (cf. Colossenses 3:15). 

O padre Sofrônio costumava enfatizar o arrependimento como um modo de vida em que se encontra o coração, que é o ponto de encontro de Deus e do homem. O arrependimento derruba as paredes que cercam o coração. Nos estágios iniciais, as lágrimas costumam ter um caráter psicológico, como expressão de arrependimento. No entanto, elas devem ser valorizadas, pois se relacionam com Deus e recrutam os poderes espirituais do homem. (Lembro-me de uma vez que uma jovem grega disse ao padre Sofrônio: 'Pai, choro muito facilmente, talvez seja psicológico, talvez eu esteja errada.' O padre Sofrônio respondeu: 'Deixe as lágrimas caírem e transformá-las em oração.' ou seja, não importa se as lágrimas são psicológicas, pois, se misturamos a oração com elas, elas se tornam espirituais.) No entanto, quando o coração se abre, nosso choro é de outro tipo. Esse choro é como o terremoto de antigamente na vida do profeta Elias. O terremoto é necessário para que a brisa suave possa seguir (cf. 1 Rs 20: 11–12). O forte vento vem em primeiro lugar e prepara para a chegada do Consolador. O terremoto e o forte vento são o trabalho do arrependimento, que limpa o coração do homem da sujeira e da corrupção da morte, para que ele possa receber o consolo incorruptível do Espírito. 
  
O arrependimento abre o coração profundo do homem diante de Deus, para que a graça do Espírito Santo possa permanecer nele. Quando o homem recebe a Graça desse tipo, ele experimenta o início de seu terceiro nascimento - o nascimento em que ele trabalha junto com Deus para sua regeneração. O homem então adquire o estado de Cristo. Em seu coração, ele recebe Cristo, que se torna o ministro de sua salvação. Os olhos de sua alma se abrem e ele vê Deus e seu próximo de uma maneira diferente. 
  
O primeiro mandamento do amor é cumprido através do arrependimento, porque [deste modo] todo o desejo do homem é direcionado a Deus. O arrependimento unifica todas as suas forças, e ele se volta para Deus com todo o seu ser, até atingir o nível do grande mandamento de Deus, que é amar a Deus com toda a alma, mente e coração (Mt 22:37; cf. Dt 6). : 5) Ele começa a ver seu irmão e o mundo inteiro como Deus os vê e, a partir de então, seu único desejo é "que todos sejam salvos por Ele", como costumava dizer São Silouan. Ele anseia e ora para que a porção de misericórdia que obteve possa se tornar o lote de toda a humanidade. Assim, o homem se torna universal e chega "à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Ef 4:13). 
  
Finalmente, através do arrependimento, o homem se torna verdadeiro, pois agora ele reconhece plenamente a pecaminosidade de sua natureza decaída. Como o apóstolo e evangelista João diz: "Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 João 1: 8). Mas o pecado é a herança e a lamentável "contribuição" de todo homem (cf. Rm 3:23), devido às dimensões cósmicas de suas consequências. Assim que o fiel percebe seu pecado ele não o esconde, mas confessa sua queda diante da Face de Deus. Ele traz seu pecado à luz e ele assim é apagado. Nisso reside o poder do mistério da Confissão: quem se arrepende e confessa sua queda diante de Deus, reconhece uma verdade universal, e se há um tempo em que o homem é infalível, mesmo aos olhos do Senhor, é quando ele confessa sua pecaminosidade. Então, mais do que em qualquer outro momento, ele é verdadeiro e, quando é verdadeiro, atrai o Espírito da Verdade, que o transforma pela graça do arrependimento. Isso leva o crente a uma profunda consciência de sua pobreza espiritual e, em resposta ao seu arrependimento, o Espírito Santo concede cura e justificação. 
  
Além disso, por arrependimento e confissão, o cristão demonstra sua fé no poder de Deus para salvar e mostra que sua esperança não está no homem, nem em um anjo, mas apenas em Cristo, que o comprou pelo sangue de Seu Sacrifício. 
  
Finalmente, arrependimento e confissão são a cruz levada pelo crente para sua salvação e justificação. Consiste na vergonha sofrida ao revelar seus pecados a Deus na presença de um sacerdote da Igreja. Ao fazer isso, ele se coloca no caminho do Senhor, e o Senhor aceita sua vergonha, por maior ou menor que seja, como uma oferta sacrificial de gratidão, e em troca Ele concede a ele a Graça que o restaura. Quem se coloca no caminho do Senhor por vergonha voluntária descobrirá que o Senhor é seu companheiro, pois Ele disse que é o Caminho, o Caminho da Verdade e da Vida. Portanto, tanto a Graça como a Vida do Grande Companheiro de viagem são concedidas ao crente que humildemente deseja a companhia do Senhor. Em uma palavra, ao aceitar voluntariamente a vergonha na confissão, a pessoa não apenas escapa da vergonha involuntária no Juízo Final, mas também recebe o reconhecimento eterno de Deus. 

Mas a Graça é recebida em toda a plenitude quando o homem se arrepende por toda a humanidade. Assim que o arrependimento pessoal do homem dá frutos, Deus mostra a ele toda a raça caída de Adão, e o homem então faz de sua oração e arrependimento o clamor de toda a terra. Muitas vezes vemos isso nos justos do Antigo Testamento. Um exemplo característico é o dos Três Santos Filhos que permaneceram ilesos na fornalha ao se arrependerem da apostasia de Israel na Babilônia, assumindo-a. Eles aceitaram a chama infernal da fornalha como justa retribuição de Deus pelo pecado de seu povo (Dan. 3: 5–7). Também vemos esses exemplos na vida dos santos: o Santo Apóstolo Paulo queria ser um anátema para o seu povo (Rm 9: 3); Moisés orou por seu povo e pediu a Deus que o apagasse de seu livro, a menos que todo o seu povo fosse salvo (Êx 32:32). E em nosso tempo, São Silouan levanta a Deus uma oração de arrependimento por todo o mundo.[4] 
  




NOTAS 
  
1. On Prayer op. cit., p. 133 
  
2. Idem, 'Principles of Orthodox Asceticism', em The Orthodox Ethos, ed. A. J. Philippou (Oxford: Holywell Press, 1964), p. 285 
  
3. Philokalia, vol. 1, trad. e ed. G. E. H. Palmer, Philip Sherrard e Kallistos Ware (Londres e Boston: Faber e Faber, 1975), p. 123 
  
4. Veja 'Adam Laments' em “São Silouan”, op. cit., pp. 448–456. 


tradução: Hipodiácono Paísios

Nenhum comentário:

Postar um comentário