terça-feira

Sobre a Leitura das Escrituras Sagradas e sua Importância - Arquimandrita Pandeleimon(Farah)




Sobre a Leitura das Escrituras Sagradas e sua Importância

4 de outubro de 2009 – Mosteiro da Dormição da Mãe de Deus - Hamatoura









POR ARQUIMANDRITA PANDELEIMON(FARAH) – ABADE DO MOSTEIRO DA DORMIÇÃO DA MÃE DE DEUS - HAMATOURA


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Às vezes sinto que estou me repetindo, mas o assunto é muito importante para nossa vida como cristãos. Percebemos que as pessoas negligenciam a leitura em geral, e mais especificamente a leitura espiritual. Dessa maneira, eles perdem toda conexão com Cristo e seu comportamento se transforma. Eles não sabem o verdadeiro caminho que o Senhor Jesus quer que sigamos, o que Ele nos ensinou e como devemos nos comportar. Isso ocorre porque eles não leem as Sagradas Escrituras  e, portanto, não conhecem as palavras do Senhor Jesus, apesar de serem mais Sagradas do que as outras coisas sagradas, porque Ele mesmo as falou de Sua santa boca, enquanto ainda estava na terra. Portanto, precisamos agarrá-las e segurá-las o mais firmemente possível e tentar aplicá-las em nossa vida com seriedade e exatidão, para que possamos nos comportar como Cristo e sermos dignos de ser cristãos.
Existe um grande problema em todo o mundo, onde as pessoas confundem nacionalidade, raça, etnia e religião. Se você é grego, isso significa que você é Ortodoxo, mas nem todos os gregos se comportam da mesma maneira, com o mesmo amor e a mesma fé! Se você é libanês, deve ser maronita. Cristo não conhece fronteiras e não dá peso à tribo ou à etnia. Quando vamos aos países da diáspora, se você diz que é árabe, isso significa que você é muçulmano. Eles não entendem que você pode ser de qualquer país e de qualquer raça, e que tem uma ideia diferente porque baseia seu ensino, sua vida, seu comportamento no Evangelho, nas Cartas dos Santos e em suas vidas e ensinamentos. As pessoas afirmam que são cristãs, especialmente em nosso país, onde a base de tudo é mentira, engano e procrastinação. Tudo. Dizem ao padre “sua benção”, mas não o honram, não o amam e não o valorizam o quanto ele vale. Não apenas em relação à sua personalidade como humano, mas em relação a sua atividade. Em seu serviço sacerdotal, ele se distingue por nos trazer à presença de Deus e trazer sobre nós a Graça e a misericórdia do Senhor durante a Divina Liturgia, e em todas as circunstâncias de sua vida. Isso ocorre porque não conhecemos as ações de Cristo como deveríamos e não as estudamos.  


Precisamos voltar e lê-las várias vezes, até memorizá-las e absorvê-las e até mesmo para sabermos como nos comportar. Existem irmãos que não se amam, que não se falam nem se ajudam e, em vez disso, agem como inimigos, com facas na garganta uns dos outros, todos sendo chamados de cristãos! Como isso acontece?! Eles vão à igreja e tomam a Comunhão enquanto agem como inimigos! Eles se comportam aleatoriamente como pagãos em sua moralidade e vida, e depois vão à igreja e tomam a Comunhão como se fossem cristãos dignos! Essa falta é por não ler[As Escrituras]! A leitura estimula a mente, faz com que a pessoa saiba e compreenda as coisas. Quem sabe tem mais responsabilidade do que quem não conhece e que é ignorante sobre como se comportar na vida. Da mesma forma, com relação aos assuntos espirituais, o conhecimento por si só não é suficiente, mas o pressiona, quando você lê a Bíblia Sagrada, a ter uma atitude abençoada, conforme apropriado.


São Paulo diz: “Você é um templo do Deus Vivo. 'Habitarei em ti', diz o Senhor, 'e andarei entre vós, e serei vosso Deus e vós sereis o meu povo.'” Vocês não são uma tribo. Vocês são o povo de Cristo, porque aceitam a morada de Cristo entre vós e se comportam como alguém para quem esse nome é apropriado. “E assim eu te separarei do meio deles.” Saia do meio das nações que não conhecem a vida cristã. Esta saída não significa isolar-se longe das pessoas. Mas, enquanto você estiver no meio da cidade, poderá viver como alguém que acredita e conhece o Senhor Jesus, diferente dos outros por meio de suas ações. Portanto, não incomode as pessoas quando você quiser ouvir rádio ou assistir televisão, não incomode outras pessoas como elas o incomodam. Dê ao seu filho um casamento pacífico e organizado, sem grandes festas estridentes. As pessoas se endividam para organizar festas de casamento. Que tolice! Que grandes realizações! Mais do que isso, eles são negligentes e fazem barulho a noite toda e incomodam outras pessoas, gastando seu dinheiro sem utilidade, sem fazer nada de bom nem mesmo para si. Portanto, em vez de esperar que as pessoas lhe dêem presentes e esmolas, dê a si mesmo para que você possa criar um lar adequado onde ficará em repouso com sua esposa, livre do orgulho e da grandiosidade que são uma expressão do vazio. Como você poderá dar início a sua vida se está endividado? Como você pode gastar o que não possui? Cristo pede que você seja simples, amoroso, companheiro. Como você pode ser um inimigo para os outros, quando o Senhor pede que você ore por eles, ame-os, e isso significa tratá-los bem. O amor não é um sentimento abstrato, é um movimento do seu interior, do seu eu para o outro. “Sejam meus filhos e filhas”, diz o Poderoso Senhor, “e Eu os aceitarei e serei seu Pai, porque você não aceitou tornar-se impuro, mas deseja viver de acordo com a vontade do Senhor.” Dentro dessa alienação da sociedade que tenta lhes poluir, distorcer a imagem de Cristo que há dentro de vocês, fazer seus esforços serem em vão, vocês perseveram para que sejam dignos de se tornarem filhos e filhas - “e habitarei entre vós e serei teu pai. ”“ Eu serei teu Pai ” significa que você estará completamente sob "Meus cuidados" e não terá medo das dificuldades, misérias e perseguições que chegarão a vocês. De fato, elas confirmarão que vocês são filhos de Deus! Quem quiser viver em piedade será perseguido, como ensina o apóstolo Paulo. O diabo não nos deixa descansar, ele sempre nos pressiona a voltar ao pecado e à morte. Ele se alegra quando encontra todos apartados de Cristo e alienados d'Ele. Por essa razão, o Apóstolo diz no final: "uma vez que temos essas promessas de sermos filhos(Seu povo)", isto é, estaremos sob Sua proteção, em Sua misericórdia, herdeiros de Suas benevolências, "então, vamos nos purificar de toda contaminação do corpo e do espírito e deixar-nos aperfeiçoar a santidade no temor de Deus.” Assim, vivamos esta vida cumprindo os mandamentos de Deus, conforme nos cabe, e nos distanciando de toda impureza nos pensamentos e no corpo, purificados de tudo o que o mundo nos arremessa.


Todos os dias o Maligno vem se apresentar a nós, apresentar-nos seus pensamentos. E todos os dias devemos lembrar a promessa que fizemos no dia do nosso batismo, quando dissemos: Eu aceito a Cristo. Rejeito o diabo e todas as suas obras. A cada momento você deve parar diante da tentação e dizer: Eu te rejeito, Satanás, e eu cuspo em você e faço de você meu inimigo, porque quero ser de Cristo. É assim que possuímos o temor de Deus em nossos corações, porque sentimos Sua presença, sentimos que Ele está lá conosco. Vamos nos distanciar de todas as coisas que nos separam d'Ele, de tudo que contamina nossas almas e corpos. Qual é a sua virtude se você ama aqueles que te amam? Ou se você ajuda quem o ajuda? Cada ato é simétrico ao outro. Você não fez nada. Mas aquele que é gentil e generoso está em um estado de desigualdade, pois ninguém pode retribuir sua generosidade e, por esse motivo, ele é gentil, generoso e tem uma alma pura. Portanto, dê, isto é, sem buscar nada em troca. Deus é Quem te provê antes de você dar e Ele te proverá depois que você der, e Ele aumentará abundantemente sua colheita. Não lhes faltará nada, porque vocês são filhos e filhas do Altíssimo. Vocês farão parte deste amor e afastarão todo o mau cheiro, todo egoísmo e todos os seus deleites. Neles existe pecado, porque quando cuidamos de nós mesmos e de nossos desejos, nos distanciamos de Cristo. Mas quando os ignoramos e trabalhamos para o serviço do próximo e pelo amor dele, amamos a Cristo e colocamos em Suas mãos todas as nossas habilidades e possibilidades, e Ele nos abençoa, aumentando-as e devolvendo-as em nossas vidas na ordem correta.
Que o Santo Senhor nos ilumine, enquanto estamos no limiar do Jejum da Natividade, com Sua grande humildade. Que possamos tentar imitá-Lo e participar com Ele todos os dias, lendo atentamente as Escrituras Sagradas, do começo ao fim. Não fiquemos cansados ou impacientes com elas, mas continuemos até que sejam preservadas em nossos corações. Isso não é para que possamos petrificá-las com palavras que repetimos, mas para que saibamos como responder a todas as situações que encontramos em nossa vida e para que carreguemos o pensamento de Cristo e não nosso próprio pensamento egoísta. Mães e pais precisam ler as Escrituras Sagradas na frente de seus filhos todos os dias, mesmo que apenas em resumo, a fim de mostrar a eles por meio dessa comoção, que eles também deveriam ler e aprender a absorver o pensamento de Cristo, Sua vontade e Suas nobres palavras. O padre carrega a Bíblia Sagrada de Deus na Igreja e a levanta sobre o Altar Sagrado diante de todo o povo e diz: Esta é a sabedoria de Deus. Vamos nos erguer de acordo com essa sabedoria. É isso que significa quando ele diz: "Á Sabedoria, ergamo-nos". É o livro da sabedoria de Deus. É Jesus Cristo, que é a Sabedoria de Deus, escrita neste livro. Vamos nos erguer de acordo com o que o Senhor diz no Evangelho. Que o Santo Senhor nos permita ler, entender e agir de acordo com esta leitura, aprendendo a amar o Senhor mais do que tudo, Amém.



tradução: Hipodiacono Paísios

Nenhum comentário:

Postar um comentário