sexta-feira

Novo Calendário x Velho Calendário - São Paísios do Monte Athos






Sobre a questão do calendário, o ancião disse: "Teria sido bom se esta diferença de calendário não existisse, mas não é uma questão de fé". Sobre as objeções de que o Novo Calendário fora feito por um papa, ele respondia: “O novo calendário foi feito por um papa e o antigo por um idólatra”, falando, é claro, de Júlio César. Para entender a posição do Ancião mais claramente sobre o assunto, o seguinte incidente é mencionado:


Um cristão Ortodoxo de origem grega vivia com sua família nos EUA há muitos anos. Ele tinha um problema sério, no entanto. Ele mesmo era um “zelote”(velho calendarista), enquanto sua esposa e filhos seguiam o Novo Calendário. “Não podíamos celebrar uma refeição juntos como uma família”, costumava dizer. "Eles celebravam o Natal quando para mim era festa de São Spyridon. Quando eu celebrava o Natal, eles tinham São João. E esse foi o menor dos nossos problemas. O pior era saber, como eles estavam nos ensinando, que os novo-calendaristas são hereges e serão condenados."

"Não é pouca coisa ouvir que sua esposa e seus filhos traíram sua fé, que estão do lado do papa; seus mistérios não têm Graça etc. Nós conversávamos por horas, mas sem chegar a uma conclusão. Para dizer a verdade, havia algo que eu também não gostava nos velho calendaristas, especialmente quando alguns dos nossos bispos vinham falar conosco. Eles não estavam falando com amor e dor em seu coração pelos "enganados" novos calendaristas. Mas era como se estivessem cheios de ódio e ficassem felizes quando proclamavam que os novos calendaristas iriam para o inferno. Eles eram muito fanáticos. E quando a fala terminava, eu sentiria dentro de mim uma agitação interna. Eu estava perdendo minha paz. Mas eu nem pensaria em deixar nossa tradição. Fiquei muito angustiado com toda a questão. Certamente algo me aconteceria com a preocupação constante. 

Em uma de minhas viagens à Grécia, mencionei meu problema ao meu primo João. Ele me contou sobre um certo ancião Paisios. Decidimos ir para a Montanha Santa, para que eu me encontrasse com ele. Chegamos em “Panagouda” (onde o Ancião estava morando). O Ancião nos ofereceu algo e com um rosto sorridente me fez sentar ao lado dele. Eu me senti perdido com o comportamento dele. Eu senti que ele estava agindo como se me conhecesse desde sempre, ele também sabia tudo sobre mim". 

- "Como vão as coisas com os carros na América?" - foram suas primeiras palavras. 
Fiquei surpreso. Eu tinha esquecido de mencionar que trabalhava com estacionamentos e é claro que eu estava lidando com carros o dia todo. 
- "Estou indo bem", era a única coisa que eu podia balbuciar, olhando para o Ancião com surpresa nos meus olhos. 
- "Quantas igrejas você tem lá onde mora? "
- "Quatro", eu respondi e uma nova onda de surpresa tomou conta de mim. 
- "Com o antigo ou com o novo (calendário)?" , veio o terceiro "raio" que, no entanto, em vez de aumentar minha surpresa, de alguma forma me fez sentir mais à vontade com o carisma do Ancião. 
- "Dois com o velho e dois com o novo", respondi. 
-"Qual você segue? "
- "Eu sigo o velho, e minha esposa o novo", eu respondi. 
- "Veja. Você deve ir aonde sua esposa vai", ele me disse com firmeza, e estava se preparando para me dar explicações. 

Mas para mim o assunto já estava encerrado. Eu não precisava de mais explicações ou argumentos. Algo inacreditável aconteceu dentro de mim; algo divino. O que estava me torturando tinha ido embora. Todos os argumentos e todas as ameaças e anátemas contra os novos calendaristas que eu ouvia há anos haviam desaparecido. Eu senti a graça de Deus que através de Seu Santo estava agindo sobre mim e me enchendo de uma paz que eu desejava há muito tempo. Minha situação interna foi evidentemente vista através dos meus olhos. O que eu me lembro é que minha situação pode ter feito o Ancião parar por uma artimanha. Mas então ele continuou a me dar algumas explicações. Talvez para que eu pudesse contar aos outros, e também para que eu pudesse usá-las para mim em um momento de tentação, quando essa situação divina passasse. 

- "Nós também, claro, temos o antigo (calendário) no Athos. Mas esta é uma situação diferente. Estamos unidos com a Igreja, com todos os Patriarcados, ambos aqueles que seguem o Novo e do Velho Calendário. Nós reconhecemos seus mistérios como válidos e eles reconhecem os nossos. Seus sacerdotes fazem serviço com nossos sacerdotes. Considerando que essas pobres pessoas(velho calendaristas) foram cortadas. A maioria deles tem piedade, precisão (em seguir os cânones) e um espírito de luta e verdadeiro zelo de Deus. Mas isso só acontece inexplicavelmente e não porque eles têm conhecimento do que fazem. Alguns, devido à simplicidade, outros devido à falta de conhecimento, e outros devido ao egoísmo, porém, se perderam. Eles consideraram os 13 dias como uma questão dogmática e que todos nós estamos iludidos e, sendo assim, abandonamos a Igreja. Eles não têm comunhão com os Patriarcados e as Igrejas que seguem tanto o calendário novo como o antigo, porque os velho calendaristas, supostamente, se contaminaram através de sua comunhão com os novos calendaristas. E esta não é a única questão. Mesmo aqueles poucos que permaneceram (como velho calendaristas na Grécia), tornaram-se[apóstatas]… até eu não sei quantas são as peças! E eles continuam sendo cortados em pedaços menores o tempo todo e eles continuam anatematizando uns aos outros, se excomungando e expondo uns aos outros. Você não sabe o quanto eu me afligi e fiquei triste com esta situação. Eu rezei muito. É importante que mostremos amor por eles e sintamos por eles, e não os condenemos; e mais importante, rezemos por eles para que Deus os ilumine e, se de vez em quando um deles pedir ajuda para nós, de uma maneira bem-humorada, poderíamos dizer uma palavra ou duas", concluiu o Ancião. 

Mais de cinco anos se passaram desde o repouso do Ancião. O Sr. X. retornou a “Panagouda” para agradecer ao Ancião, porque após o tempo em que o conheceu, ele encontrou sua felicidade espiritual, mas também familiar, e com lágrimas nos olhos descreveu os eventos acima. Com seu amor, oração e discernimento, o Ancião sabia quando falar, como agir e como ajudar a Mãe Igreja em silêncio, evitando os extremismos e curando as feridas que atormentam o corpo da Igreja e escandalizam os fiéis.



Extraído do livro “Vida do Ancião Paisios, do Monte Athos”, Hieromonge Isaak (páginas 691-696)

Nenhum comentário:

Postar um comentário