sábado

O Propósito e o Significado do Matrimônio Ortodoxo





 Por Metropolita Athanasios de Limmasol


O propósito humano não é o casamento, nem o monasticismo, nem qualquer outra coisa. Assim como o propósito do casamento não é a procriação. O propósito humano é o relacionamento eterno com Deus.  Essa é a primeira coisa a ser procurada. Se alguém consegue encontrá-lo, então estará realizado! 


O mesmo acontece no casamento: Se você cumprir o propósito do casamento e, por uma razão ou outra, não puder ter filhos, isso não significa que você tenha que arruinar seu casamento ou que tenha um casamento fracassado, ou algo assim. Claro, eu sei, eu entendo, pode ser um trauma, uma lacuna, mas isso não significa que se não tivermos filhos, nosso casamento não funcionará bem.


O propósito do casamento é diferente! O propósito de nossa vida é outro! E nós somos pacientes, esperamos, tentamos, não nos preocupamos, nós descobrimos o verdadeiro valor de nossa vida, sua verdadeira substância. Meus filhos, nem um nem outro são importantes, são coisas efêmeras. Elas pertencem a esta vida. Claro... Cada coisa tem, digamos, suas belezas.


Quem disse que não existe uma parte bonita em cada modo de vida? 

Não se preocupe! Lembro-me de que uma vez, eu lhe disse, um rapaz foi até São Paisios, desesperado, e disse: "Padre, tenho 37 anos e ainda não me casei!" Ele estava deprimido, disse: "Tenho 37 anos e ainda não me casei!" O Ancião brincou, dizendo: "Meu filho, eu tenho 70 anos e ainda não me casei! Seja paciente, você ainda tem tempo!" O que o Pai deveria dizer a ele? Será que ele não deveria consolá-lo de alguma forma?


Então, meus filhos, quero dizer que por trás dessas brincadeiras há um significado, essas coisas são boas, são bonitas, cada coisa no seu devido lugar, mas se vocês não aprenderem a descobrir o propósito da sua vida, o significado da sua existência, e acharem que o significado da sua vida é o casamento, ou um homem específico, ou uma garota, ou filhos, ou, talvez, estudos, ou o que quer que seja, isso significa que vocês reduzem o significado da sua vida e fazem um ídolo de algo que não é absoluto, mas relativo!


Portanto, se isso for arruinado em algum momento, seja o casamento ou os estudos, ou nossa saúde, pode acontecer algo conosco, ficarmos doentes e não podermos mais seguir em frente, ou um fracasso, ou qualquer outra coisa que possa acontecer em nossa vida!


Se não entendermos qual é o nosso propósito e absolutizarmos essas coisas relativas, então, meus filhos, há o perigo de, em algum momento, desabarmos! Como aquele que se apoia em palafitas! Em algum momento elas se quebrarão e ele ou ela cairá!


Você não pode transformar sua vida, seu casamento, seus filhos, seu marido, seu emprego, seu dinheiro, seu conhecimento em um ídolo!

Essas coisas não! Temos que estar acima delas, para que possamos ter paz em nossa vida!



O Mistério do Matrimonio - São Nikolau Velimirovic


Meus irmãos, o matrimônio é um grande e milagroso mistério, um dos maiores mistérios do plano de Deus. Um casamento puro e honrado é repleto de sublimidade. Um casamento puro e honrado, no temor de Deus, é um receptáculo da Graça do Espírito Santo. Quem despreza o casamento despreza o Espírito de Deus. Quem contamina o casamento com impureza, blasfema contra o Espírito de Deus. Quem se abstém do casamento por causa do Reino de Deus deve, de maneira diferente, preparar-se como um vaso do Espírito Santo e, no reino espiritual, tornar-se frutífero para não ser cortado como a figueira estéril.


Ó Deus, Espírito Santo Todo-Poderoso, ajude aqueles que estão casados, para que, em pureza, temor e amor mútuo, sejam como a Igreja de Deus, na qual o Senhor habita com alegria e governa todas as coisas para o bem.


O duplo mistério do matrimônio


"Este é um grande mistério, mas eu falo a respeito de Cristo e da Igreja" (Efésios 5:32).


Grande é o mistério quando um homem deixa seu pai e sua mãe e se apega à sua esposa. O próprio Apóstolo, que foi elevado ao terceiro céu e que viu muitos mistérios do céu, chama a união física de homens e mulheres em casamento na Terra de "grande mistério". Esse é o mistério do amor e da vida, e somente o mistério do vínculo de Cristo com Sua Igreja é maior. Cristo é chamado de o Noivo e a Igreja, a Noiva. Cristo ama tanto Sua Igreja que, por causa dela, Ele deixou Seu Pai celestial - permanecendo com Ele, é claro, em unidade de substância e divindade - e desceu à Terra, uniu-se à Sua Igreja e sofreu por ela para que, por meio de Seu Sangue, a purificasse de todo pecado e mancha e a tornasse digna de ser chamada de Sua Noiva. Com Seu amor, Ele aquece a Igreja, com Seu sangue, Ele a alimenta e, com Seu Espírito Santo, Ele faz com que a Igreja viva, a santifica e a adorna. 


Assim como o marido é para a esposa, Cristo é para a Igreja. O homem é o cabeça da mulher e Cristo é o cabeça da Igreja. O marido ama a esposa como se fosse seu próprio corpo. A mulher escuta o marido e a Igreja escuta o Cristo. O marido ama a esposa como ama seu próprio corpo e Cristo ama a Igreja como Seu próprio corpo. O marido ama a esposa como ama a si mesmo e a esposa reverencia o marido, e Cristo ama a Igreja como ama a si mesmo e a Igreja reverencia Cristo. Como ninguém odeia sua própria carne, mas a aquece e nutre, assim também Cristo aquece e alimenta a Igreja como Seu próprio Corpo. E cada alma humana individual é a noiva de Cristo, o Noivo, e a assembleia de todos os fiéis é a noiva de Cristo, o Noivo. O tipo de relacionamento de um homem fiel com Cristo também é o relacionamento de toda a Igreja com Cristo. Cristo é a Cabeça desse grande Corpo que é chamado de Igreja, e que é em parte visível e em parte invisível.


Meus irmãos, esse é um grande mistério! Ele nos é revelado de acordo com a medida de nosso amor por Cristo e de nosso temor do julgamento de Cristo.


Ó Senhor, Gentil Salvador, purifica-nos, salva-nos e adorna nossas almas para que sejamos dignos da unidade imortal e indescritível com o Senhor no tempo e na eternidade. A Ti a glória e a gratidão sempre. Amém.


Conselho do Ancião Ambrose aos que desejam casar-se:


O Ancião Ambrose Lazaris (+ 2006) foi questionado por uma filha espiritual:


"[Ancião], tenho uma pergunta sobre minha vida. Por que não me casei?"


"Minha filha, para se casar, você precisa acreditar em três coisas:


1. Você precisa acreditar na pessoa com quem vai se casar,


2. Você precisa acreditar no casamento com essa pessoa,  


3. Você precisa acreditar em Deus.


E você precisa acreditar em todos os três, porque se não acreditar na pessoa e no casamento, você não se casará ou não se casará com essa pessoa.


Mas, se não acreditar em Deus, quando o casamento for abalado ou quando a outra pessoa for abalada por qualquer motivo, você não terá alguém para segurá-lo e alguém para garantir esse casamento.