terça-feira

Homilia do Domingo das Mulheres Portadoras de Mirra: Permaneceremos em Silêncio? - Arquimandrita Gregórios (Estephan)

 




Arquimandrita Gregorios(Estephan) – Hegúmeno do Mosteiro da Dormição da Mãe de Deus - Bkefitine



Domingo das Mulheres Portadoras de Mirra, 19 de maio de 2024

Cristo ressuscitou dos mortos, pisoteando morte pela morte e concedendo a vida aos que estavam nos túmulos.


Hoje, no segundo domingo após a Páscoa, comemoramos as Mulheres Portadoras de Mirra, que, como nos dizem as Escrituras Sagradas, dedicaram-se a servir ao Senhor Jesus Cristo. Elas O seguiram, O serviram e serviram a Seus discípulos.


Depois que Deus criou Adão e lhe concedeu autoridade, Ele criou Eva para ser a auxiliadora de Adão. Assim, Deus designou um serviço para o homem e outro para a mulher, de modo que eles se complementassem. A Igreja seguiu essa ordem que Deus determinou para Sua criação. Entretanto, em nossos dias, testemunhamos uma inversão dessa ordem e uma distorção do sistema que Deus estabeleceu desde o início da criação.


Hoje, vemos uma promoção dentro de círculos da Igreja em favor do sacerdócio feminino, tanto por parte de clérigos quanto de leigos. Recentemente, ouvimos falar da ordenação de uma diaconisa na Igreja Ortodoxa do Zimbábue, que está sob o Patriarcado de Alexandria. Essa diaconisa participa do serviço litúrgico, lendo súplicas e administrando o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo aos fiéis. Deve-se observar que as diaconisas na Igreja primitiva eram semelhantes às mulheres portadoras de mirra, e seu serviço se limitava a auxiliar os bispos no Batismo de mulheres e ungi-las com o Santo Crisma, para que o bispo não tocasse o corpo da mulher. Naquela época, muitos dos que se convertiam ao cristianismo eram adultos. Entretanto, à medida que o cristianismo se espalhou mais amplamente no império, a necessidade desse serviço diminuiu, pois o batismo infantil se tornou mais comum do que o de adultos. Desde então (já nos primeiros séculos), a ordenação de diaconisas cessou na Igreja.


Atualmente, há uma promoção de práticas estranhas dentro da Igreja que nunca fizeram parte de sua história ou tradição. Essas ordenações são inovações que beiram a heresia. Ouvimos vozes exigindo igualdade entre homens e mulheres, como se a Igreja tivesse prejudicado as mulheres ao atribuir-lhes um papel específico. Vemos uma inversão de papeis, uma inversão de funções. Deus, como eu disse no início, designou a cada um o seu papel, mas agora todos procuram assumir o papel do outro. Também vemos uma promoção significativa da homossexualidade, do transgenerismo e da ordenação de mulheres, por parte de clérigos e leigos ortodoxos. Os bispos e sacerdotes são nomeados por Deus como ministros de Sua palavra e administradores da Tradição da Igreja.


Qualquer bispo, sacerdote ou leigo que traia essa confiança e distorça a Fé e a Santa Tradição da Igreja é um servo de Satanás, não de Cristo. Não há meio-termo no cristianismo. Cristo disse: "Ou você está Comigo ou com o demônio". Qualquer um que distorça a fé e a Tradição, e profane os Santos Mistérios, como fez o bispo Ortodoxo da Arquidiocese americana, sob o Patriarcado Ecumênico, ao batizar uma criança adotada por um "casal" do mesmo sexo, é um servo de Satanás e um profanador dos Mistérios da Igreja.


Isso é o que está acontecendo em nossos dias, e espera-se que mais aconteça. Lemos na Bíblia sobre um tempo de apostasia. Essa apostasia é um afastamento da Verdadeira Fé em Jesus Cristo, o Verdadeiro Deus, e a promoção de um Cristo distorcido. Os bispos e sacerdotes que promovem um Cristo distorcido são servos dos governantes desta era, servos de uma nova ordem mundial que busca mudar toda a ordem da criação, e servos do espírito de uma era que deseja modernizar a Igreja, a Igreja celestial de Cristo, e transformá-la em uma instituição mundana, que em nada se diferenciaria de outras instituições, organizações e partidos do mundo.


A Igreja deve permanecer fiel a tudo o que recebeu de Cristo, assim como as Mulheres Portadoras de Mirra, que não se desviaram da obediência de Cristo e não inovaram em nada, mas serviram ao Senhor e a Seus apóstolos com todas as suas forças. Os apóstolos de Cristo pregaram e ministraram os Sacramentos, tornando-se o alicerce para a expansão da Igreja de Cristo.


Cada um de nós deve enfrentar esse espírito mundano e satânico que busca destruir toda a Tradição da Igreja e os fundamentos da fé. Atualmente, estamos testemunhando um perigoso afastamento da fé. Ainda mais perigoso é o silêncio. Qualquer bispo ortodoxo que permaneça em silêncio sobre o que está acontecendo é cúmplice dessa ação. A missão primordial de um bispo é preservar a fé e, se ele permanecer em silêncio, estará, voluntariamente ou não, sendo cúmplice dessa traição. Aqueles que são designados como guardiões da fé tornam-se profanadores da fé e dos Mistérios da Igreja, celebrando tudo o que contradiz a Santa Tradição da Igreja, tornando-se assim mercenários do espírito deste século.


Todos aqueles que contribuem para isso não conhecem a Tradição nem vivem de acordo com ela. Eles querem uma Igreja que aceite todas as heresias e transformações desta época. Assim, eles se tornam filhos de um espírito satânico e servos de Satanás, que busca enfraquecer a Igreja de Cristo para impor seu governo e sua lei neste mundo.


A Igreja é fortalecida por sua fé e pela preservação da Santa Tradição. É assim que ela permanece fiel a Cristo e enfrentará os governantes desta era. Mas se for permitidos que as heresias entrem e destruam a fé, as portas do inferno a dominarão. Isso é o que Satanás e seus agentes desejam dos bispos, sacerdotes e leigos que sucumbiram ao espírito deste século.


Não se deixe influenciar por todas essas coisas resultantes da lógica humana, que exige de nós um amor falso. O verdadeiro amor está em Cristo e é o fruto da Verdadeira Fé nEle. Quem não acredita em Jesus Cristo só pode amar a si mesmo. Quem ama a Cristo será fiel a Ele, aos Seus mandamentos e à Tradição da Igreja. É assim que amamos a Cristo e amamos uns aos outros, submetendo nossa vontade à vontade de Cristo e nos tornando servos fiéis.

   
milenar Mosteiro da Dormição da Mãe de Deus - Bkfitine - Líbano