segunda-feira

A Ortodoxia é uma religião?




Por pe. John Romanides

Muitos são da opinião de que a Ortodoxia é apenas uma religião entre muitas e que sua principal preocupação é preparar os membros da Igreja para a vida após a morte, garantindo um lugar no Paraíso para todo cristão Ortodoxo. Presume-se que a doutrina Ortodoxa ofereça alguma garantia adicional, por ser Ortodoxa, e que a descrença no dogma Ortodoxo é vista como mais uma razão para alguém ir para o inferno, além de seus pecados pessoais que de uma forma ou de outra o enviariam para lá. Os cristãos Ortodoxos que acreditam que isso descreve a Ortodoxia associam-na exclusivamente à vida após a morte. Mas nesta vida essas pessoas não realizam muito. Eles apenas esperam a morte, acreditando que irão para o Paraíso pela simples razão de que enquanto estavam vivos, eram cristãos Ortodoxos.

Outra fatia dos Ortodoxos está envolvida e ativa na Igreja, interessada não na próxima vida, mas principalmente nesta vida, aqui e agora. O que lhes interessa é como a Ortodoxia pode ajudá-los a ter uma boa vida no presente. Esses cristãos ortodoxos oram a Deus, os sacerdotes fazem orações por eles, têm seus lares abençoados com água benta, têm serviços de súplica cantados, são ungidos com óleo e assim por diante, tudo para que Deus os ajude a aproveitar a vida no presente : para que não fiquem doentes, para que seus filhos encontrem seu lugar na sociedade, para que suas filhas tenham um bom dote e um bom noivo, para que seus filhos encontrem boas meninas para casar com bons dotes, para que tudo vá bem em seu trabalho, para que seus negócios corram bem, mesmo para que o mercado de ações corra bem, ou para o setor em que trabalham, e assim por diante.

Pelo que dissemos, podemos ver claramente que a Ortodoxia(para estas pessoas) tem dois pontos em comum com todas as outras religiões. Primeiro: prepara os crentes para a vida após a morte, para o paraíso, seja lá o que imaginam que isso seja. Segundo: a Ortodoxia os protege nesta vida para que eles não tenham que sofrer tristezas, dificuldades, desastres, doenças, guerras e coisas do gênero - em outras palavras, para que Deus cuide de todas as suas necessidades e desejos. Assim, para este segundo tipo de cristão Ortodoxo, a religião desempenha um papel importante, diariamente, na vida atual.

Mas entre todos esses cristãos que acabamos de discutir, quem se importa no fundo se Deus existe ou não? Quem realmente anseia por Ele e O procura? A questão da existência de Deus nem chega à tona, pois é claramente melhor que Deus exista, para que possamos apelar para Ele e pedir que Ele satisfaça nossas necessidades, para que nosso trabalho corra bem e para que tenhamos alguma felicidade nesta vida. Como podemos ver, os seres humanos têm uma predisposição extremamente forte em querer e crer que Deus exista, porque precisamos que Ele exista para garantir tudo o que mencionamos. Desde que precisamos que Deus exista, portanto, Deus existe. Se as pessoas não precisassem de um Deus e pudessem tomar medidas para garantir a suficiência das necessidades da vida por outros meios, então quem sabe quantos ainda creriam em Deus.

Portanto, vemos que muitas pessoas que antes eram indiferentes à religião se tornam religiosas no final de suas vidas, talvez depois de algum evento que as amedronta. Isso acontece porque eles sentem que não podem mais viver sem pedir ajuda a algum deus - isto é o resultado de crenças supersticiosas. Por essas razões, a natureza humana encoraja o homem a ser religioso. Isso vale não apenas para os cristãos Ortodoxos, mas também para os adeptos de todas as religiões. A natureza humana é a mesma em todo lugar. Uma vez que, como resultado da Queda, a alma humana agora está escurecida, as pessoas tendem, por natureza, à superstição.

Agora, a próxima pergunta é a seguinte: onde a superstição para e a crença real começa?

As visões e os ensinamentos dos Pais sobre esses assuntos são claros. Considere primeiro alguém que segue, ou melhor, pensa que segue os ensinamentos de Cristo, simplesmente indo à Igreja todos os domingos, comungando em intervalos regulares e fazendo com que o sacerdote o abençoe com água, ungindo-o com óleo e assim por diante, sem examinar esses as coisas muito de perto. Essa pessoa que permanece na letra da lei, mas não entra no espírito da lei, espera obter alguma coisa da Ortodoxia? Agora considere alguém que ora exclusivamente pela vida futura, por si e pelos outros, mas é completamente indiferente a essa vida. Novamente, que benefício específico essa pessoa pode obter da Ortodoxia? A tendência anterior pode ser vista nos padres da paróquia e nos que se aglomeram ao redor com a atitude descrita acima.

Como a purificação e a iluminação não são seu foco ou preocupação principal, ambas as tendências, do ponto de vista dos Pais, estabeleceram objetivos errados para si. Mas, na medida em que a purificação e a iluminação se tornam seu foco, e o ascetismo Ortodoxo dos Pais é praticado com o objetivo de alcançar a oração noética*, então, e somente então, tudo o mais pode ser colocado sobre uma base firme. Essas duas tendências são exageros que refletem dois extremos e não compartilham um núcleo comum. Mas existe um núcleo comum, uma estrutura que percorre toda a Ortodoxia e a mantém unida. Quando levamos em conta esse núcleo único, essa estrutura única, todos os assuntos relacionados à Ortodoxia encontram seu lugar apropriado em uma base firme. E esse núcleo é purificação, iluminação e theosis**.

O que acontecerá ao homem após a morte não foi uma preocupação primordial para os Padres. A principal preocupação deles era o que o homem se tornará nesta vida. Após a morte, seu nous*** não pode ser tratado. O tratamento deve começar nesta vida, porque "no hades não há arrependimento"(São João de Damasco, uma exposição exata da fé ortodoxa, livro II, capítulo IV). É por isso que a teologia Ortodoxa não está fora deste mundo, futurista ou escatológica, mas está claramente fundamentada neste mundo, porque o foco da Ortodoxia é homem neste mundo e nesta vida, não após a morte.

Agora, por que precisamos de purificação e iluminação? É para que possamos ir para o céu e escapar do inferno? É por isso que eles são necessários? O que são purificação e iluminação e por que os cristãos Ortodoxos querem alcançá-las? Para descobrir o motivo disso e responder a essas perguntas, você precisa ter o que a teologia Ortodoxa considera a chave básica para essas questões.

A chave básica é o fato de que, de acordo com a teologia Ortodoxa, todos no mundo terminarão seu curso terrestre da mesma maneira, independentemente de serem Ortodoxos, budistas, hindus, agnósticos, ateus ou qualquer outra coisa. Todos na terra estão destinados a ver a glória de Deus. Na Segunda Vinda de Cristo, com a qual toda a história humana termina, todos verão a glória de Deus. E como todas as pessoas verão a glória de Deus, todas terão o mesmo fim. Verdadeiramente todos verão a glória de Deus, mas não da mesma maneira - para alguns, a glória de Deus será uma luz extremamente doce que nunca se põe; para outros, a mesma glória de Deus será como "um fogo devorador" que os consumirá. Esperamos que essa visão da glória de Deus ocorra como um evento real. Essa visão de Deus - de Sua glória e sua luz - é algo que ocorrerá, quer queiramos ou não. Mas a experiência dessa Luz será diferente para os dois grupos.

Portanto, não é tarefa da Igreja nos ajudar a ver essa glória, pois isso acontecerá de qualquer maneira. O trabalho da Igreja e de seus sacerdotes concentra-se em como experimentaremos a visão de Deus, e não se iremos experimentar a visão de Deus. A tarefa da Igreja é proclamar à humanidade que o Deus verdadeiro existe, que Ele se revela como Luz ou como um fogo devorador, e que toda a humanidade verá Deus na Segunda Vinda de Cristo. Tendo proclamado essas verdades, a Igreja tenta preparar Seus membros para que naquele dia vejam Deus como Luz, e não como fogo.

Quando a Igreja prepara seus membros e todos que desejam ver Deus como Luz, ela está essencialmente oferecendo a eles um curso curativo de tratamento, que deve começar e terminar nesta vida. O tratamento deve ocorrer durante esta vida e ser completado, porque não há arrependimento após a morte. Esse curso curativo de tratamento é a própria fibra da tradição ortodoxa e a principal preocupação da Igreja Ortodoxa. Consiste em três estágios de ascensão espiritual: purificação das paixões, iluminação pela graça do Espírito Santo e theosis, novamente pela Graça do Espírito Santo. Também devemos tomar nota. Se um crente não atingir um estado de iluminação pelo menos parcial nesta vida, ele não será capaz de ver Deus como Luz, seja nesta vida ou na próxima.

É óbvio que os Pais da Igreja estavam interessados ​​nas pessoas como elas são hoje e neste momento. Todo ser humano precisa ser curado. Todo ser humano também é responsável perante Deus por iniciar esse processo hoje, nesta vida, porque agora é quando é possível, não após a morte. Todo mundo deve decidir por si mesmo se ele seguirá ou não esse caminho de cura.

Cristo disse: "Eu sou o Caminho". (João 14:6) Mas aonde esse Caminho leva? Cristo não está se referindo à próxima vida. Cristo é, principalmente, o Caminho nesta vida. Cristo é o caminho para Seu Pai e nosso Pai. Primeiro, Cristo se revela ao homem nesta vida e mostra a ele o caminho para o Pai. Este caminho é o próprio Cristo. Se um homem não vê Cristo nesta vida, pelo menos sentindo-O em seu coração, ele também não verá o Pai ou a Luz de Deus na vida futura.

 (trecho do livro "As Palestras Universitárias do Padre John Romanides" por Uncut Mountain Press)






* oração noética:  A mente reza dentro do coração, que é o centro da nossa existência. Assim, toda a pessoa, do seu íntimo e do seu centro, ora, cumprindo a ordem de Deus: ‘Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente. "E" seu vizinho como você ". A pessoa é por inteira oferecida a Deus. A oração noética do coração pressupõe nossa participação na vida da Igreja, em seus Sacramentos, a observância dos mandamentos de Deus e a obediência a um guia espiritual. Em outras palavras, não é uma abordagem individualista-privada de Deus. Dentro da Igreja, os humildes cristãos recebem a Graça de Deus e, é claro, juntamente com sua própria cooperação e vontade, ativam a verdadeira oração dentro deles.( Arquimandrita Georgios Kapsanis, abade do Santo Mosteiro de Gregoriou)

** theosis: Theosis ("deificação", "divinização") é o processo de um cristão Ortodoxo estar unido a Deus, começando nesta vida e depois consumado na ressurreição corporal. Para  o cristãos Ortodoxos(ver 2Pedro 1:4) , Theosis é a salvação. Theosis assume que os seres humanos são feitos para compartilhar a Vida ou a Natureza de toda a Santíssima Trindade.


***Nous (adj. Noético) no cristianismo Ortodoxo é o olho da alma. Assim como a alma do homem é criada por Deus, a alma do homem é inteligente e noética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário