terça-feira

A Glorificação dos Santos na Igreja Ortodoxa

Resultado de imagem para icon all saint



 por pe. Joseph Frawley 

Enquanto a glorificação dos santos na Igreja Ortodoxa vem ocorrendo há quase 2000 anos, poucas pessoas hoje estão certas sobre como isso realmente acontece. A Igreja “faz” um santo? Existem painéis especiais que decidem quem pode ser considerado para a santidade? Os santos são "eleitos" por maioria de votos? Uma pessoa tem que realizar um certo número de milagres para ter a qualidade de santo? As respostas a estas perguntas podem ser surpreendentes para alguns. 

Sabemos que existem várias categorias de santos: profetas, evangelistas, mártires, ascetas, santos bispos e sacerdotes, e aqueles que vivem uma vida justa “no mundo”. O que todos eles têm em comum é a santidade da vida. Três vezes no livro de Levítico (cap 11, 19 e 20) Deus nos diz para sermos santos, porque Ele é santo. Devemos nos consagrar, pois somos o Seu povo. São Pedro reitera este mandamento no Novo Testamento, desafiando-nos a obedecer aos mandamentos de Deus e submeter nossa vontade à Sua vontade (1 Ped 1:16). Todos são desafiados a manifestar santidade em suas vidas, pois todos nós devemos nos tornar santos! Este é o nosso especial - e comum - chamado de Deus. Não é algo reservado ao clero, aos monges ou àqueles que são “mais piedosos”. Todos os que foram batizados em Cristo devem viver de tal maneira que Cristo viva dentro de nós. 

Assim, a glorificação dos santos na Igreja Ortodoxa é um reconhecimento de que a santidade de Deus é manifestada na Igreja através desses homens e mulheres cheios de graça, cujas vidas eram agradáveis a Deus. Muito cedo, a Igreja reconheceu os antepassados justos de Cristo Antepassados ), aqueles que predisseram Sua vinda ( Profetas ) e aqueles que proclamaram o Evangelho ( Apóstolos e Evangelistas ). Então aqueles que arriscaram suas vidas e derramaram seu sangue para dar testemunho de Cristo Mártires e Confessores) também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Não houve nenhum processo especial de canonização, mas suas relíquias foram estimadas e os aniversários anuais de seus martírios foram celebrados. Mais tarde, os ascetas , que seguiram a Cristo através da autonegação, foram contados entre os santos. Bispos e sacerdotes que proclamaram a Verdadeira Fé e lutaram contra a heresia foram acrescentados à lista. Finalmente, aqueles em outras esferas da vida que manifestaram santidade foram reconhecidos como santos. 

Embora a glorificação de um santo possa ser iniciada por causa de milagres, não é uma necessidade absoluta para canonização. A igreja Católica Romana requer três milagres verificados para reconhecer alguém como um santo; a Igreja Ortodoxa não exige isso. Há alguns santos, incluindo São Nicodemos da Montanha Sagrada (14 de julho) e São Inocêncio de Moscou (comemorado em 31 de março), que não realizaram nenhum milagre, até onde sabemos. O que é necessário é uma vida virtuosa de santidade óbvia. E os escritos e pregações de um santo devem ser “totalmente Ortodoxos”, de acordo com a fé pura que recebemos de Cristo e dos Apóstolos, e ensinada pelos Padres e pelos Concílios Ecumênicos. 

Pode a Igreja “fazer” um santo? A resposta é não. Só Deus pode fazer isso. Nós glorificamos aqueles a quem o próprio Deus glorificou, vendo em suas vidas amor verdadeiro por Deus e seus semelhantes. A Igreja apenas reconhece que tal pessoa cooperou com a graça de Deus, na medida em que sua santidade é incontestável. 
Os santos são eleitos por painéis especiais ou por maioria de votos? Mais uma vez, a resposta é não. Muito antes de um inquérito oficial sobre a vida de uma pessoa ser feito, essa pessoa é venerada pelas pessoas com quem ela viveu e morreu. Sua memória é mantida viva pelas pessoas que rezam por sua alma ou que lhe pedem intercessão. Às vezes as pessoas visitam seu túmulo ou têm ícones pintados através de seu amor pela pessoa. Então, um pedido é feito, geralmente através do bispo diocesano, para que a Igreja reconheça essa pessoa como um santo. Um comitê é formado para pesquisar a vida da pessoa que está sendo considerada para a glorificação e apresentar um relatório ao Santo Sínodo, indicando suas razões pelas quais a pessoa deve ou não ser reconhecida como um santo. 

O Rito formal de Glorificação começa com um serviço memorial final para a pessoa prestes a ser canonizada, seguidos de Vésperas e Matinas, onde hinos especiais para o santo são cantados e o ícone do santo é revelado. A vida do santo é publicada e a data de sua comemoração é estabelecida. As outras Igrejas Ortodoxas são notificadas da glorificação para que possam colocar o nome do novo santo em seus calendários. 
Através das orações de todos os santos, podemos ser encorajados a seguir seu exemplo de virtude e santidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário